O Diretório Científico Adolfo Lutz (DCAL) foi criado em 2012 com o objetivo de incentivar a pesquisa, apoiar as Ligas Acadêmicas e organizar eventos multidisciplinares dos estudantes. O movimento dos alunos para fundar o DCAL veio para criar um grupo que unisse as Ligas Acadêmicas em torno de interesses semelhantes. À época de sua criação, em 2012, o Centro Acadêmico Adolfo Lutz (CAAL) era o apoiador oficial das Ligas, no entanto, existia ainda um vácuo de gerenciamento. Sinal disso era a progressiva redução das Ligas em número, bem como o seu financiamento limitado
Foi então que, em 12 de novembro de 2012, um plebiscito foi realizado entre os estudantes, que contou com 203 votos. Desses, 201 eram a favor da criação do DCAL. Após esse episódio, teve início a primeira gestão. Não só as Ligas foram abraçadas nessa construção. O que nascia era uma associação de alunos voltada aos interesses de pesquisa e extensão da Faculdade. Além da associação das Ligas, eventos científicos organizados por alunos passaram a ser apoiados pelo DCAL, que realizou, ainda naquele ano, uma assembleia que aprovou o estatuto e oficializou a criação do DCAL perante à Universidade.
Desde 2013, o DCAL vem promovendo a organização de eventos multidisciplinares, como a Semana de Especialidades Médicas, que trouxe diversos profissionais para orientar estudantes sobre áreas de trabalho, bem como resgatou a Apresentação das Ligas Acadêmicas para os ingressantes dos cursos de Enfermagem, Fonoaudiologia e Medicina. Já a partir de 2014, a organização do Congresso Médico Acadêmico da Unicamp (CoMAU) ficou sob responsabilidade do DCAL.
Ao longo dos anos, o DCAL expandiu suas operações, realizando diversos projetos além do CoMAU, como o Jornada Acadêmica Solidária, o Unicamp Portas Abertas (UPA), o Tour nos Hospitais, simpósios, interligas, workshops, cursos e mutirões de saúde. Alguns projetos novos ainda estão em planejamento, principalmente no que se refere em aumentar o acesso do aluno à pesquisa e à extensão. O DCAL pretende, ainda, promover a participação das Ligas Acadêmicas em eventos de extensão fora da faculdade, realizando atendimentos e campanhas de conscientização em saúde em um mutirão de saúde.
O DCAL é gerido pela Diretoria Executiva, um grupo de mais de 50 de alunos escolhidos por voto pelo Conselho de Ligas, órgão que reúne os representantes de todas as Ligas Acadêmicas. A gestão é formada pela Presidência, Vice-Presidência e Secretaria Geral, além dos Departamentos Administrativo, de Ligas Acadêmicas, de Pesquisa e Extensão, de Comunicação e do CoMaU. É de praxe que o Vice-Presidente do DCAL seja o Presidente do CoMAU daquela gestão.
Atualmente, há mais de 40 Ligas Acadêmicas filiadas ao DCAL. As ligas são grupos organizados de alunos em torno de um tema de interesse comum e orientados por um professor da Unicamp. Os membros da Liga, por sua vez, se aprofundam na especialidade de interesse através de aulas teóricas e práticas, bem como têm a oportunidade de se envolverem com intervenções de extensão e projetos científicos. É através das atividades das Ligas que o aluno pode, desde o primeiro ano de sua graduação, acrescentar muito à sua formação profissional através de experiências que só são possíveis graças às Ligas Acadêmicas e ao DCAL.
Membros Fundadores
Membros fundadores da Gestão de 2013 do Diretório Científico Adolfo Lutz, primeira gestão eleita do DCAL.
PRESIDENTE DO DCAL
Gabriel Ayub Lopes
VICE-PRESIDENTE DO DCAL
Rafael Shiniti Yabiku
1º SECRETÁRIO DO DCAL
Ana Maria Rossignolli Pinto
2º SECRETÁRIO DO DCAL
Luciana Viesti Nogueira
1º TESOUREIRO DO DCAL
Gabriel Fillipi Pescarini
DIRETOR DE MARKETING
Carolina Schenttini
DIRETOR DE LIGAS ACADÊMICAS
Gabriel Freitas Esteves
DIRETOR DE LIGAS ACADÊMICAS
Mariana Abreu de Andrade
DIRETOR DE PESQUISA E EXTENSÃO
Camila Truzzi Penteado
DIRETOR DE PESQUISA E EXTENSÃO
Luiza Annelene Zimmermann
EDITOR-CHEFE DA REVISTA
Isabella de Camargo