Na quinta-feira, 30 de janeiro de 2024, o Conselho de Ligas do Diretório Científico Adolfo Lutz (DCAL) aprovou importantes alterações em seu estatuto, com o objetivo de aprimorar a gestão das ligas acadêmicas e fortalecer suas atividades, especialmente em relação ao tema de extensão universitária.
Entre as mudanças aprovadas, destaca-se a responsabilidade do DCAL pela emissão de certificados para coordenadores e ligantes. Além disso, a carga horária mínima das ligas foi ajustada para 3 horas por semestre, totalizando 7 horas anuais, o que facilita o acompanhamento e a organização das atividades.
Uma alteração significativa também envolve a introdução de uma atividade de extensão obrigatória. Cada liga agora deverá realizar, pelo menos, uma atividade de extensão ou prática profissional em saúde por ano. Durante este ano, o caráter obrigatório dessas atividades será tratado como um período de adaptação, com o DCAL oferecendo apoio às ligas. Contudo, as ligas deverão apresentar relatórios que demonstrem interesse na implementação dessas atividades, mesmo que ainda não consigam realizá-las completamente.
Outra mudança importante foi a criação de um novo capítulo no estatuto, que aborda a regulamentação dos Grupos de Estudos. Esses grupos terão funcionamento similar às ligas, reunindo alunos com interesses acadêmicos em comum, mas com menos burocracia. A presença dos membros no Conselho não será obrigatória, e a aprovação dos grupos não passará pelo Conselho. Para formalização, os grupos deverão encaminhar um documento contendo o nome do grupo e o docente vinculado, ficando a responsabilidade pela emissão de certificados sob o controle dos próprios grupos.
A votação para aprovação das alterações obteve 90% de aprovação das Ligas Acadêmicas.

Comments